Lesão em Biomoléculas

Responsável: Paolo Di Mascio


O objetivo da nossa pesquisa é investigar os aspectos fundamentais da química e bioquímica de radicais livres e espécies reativas de oxigênio, particularmente, uma forma eletrônicamente ativada do oxigênio molecular, o oxigênio singlete, implicado em vários processos fisiológicos e patológicos. Enfatizamos a identificação, os mecanismos de geração e lesões estruturais em biomoléculas e microestruturas celulares. Proteínas, lipídios insaturados e DNA são alvos biológicos preferenciais destas espécies, disparando respostas biológicas normais ou deletérias.


Espécies reativas radicalares e eletrônicamente excitadas em sistemas químicos e biológicos.


Estudar o mecanismo de geração, reações com biomoléculas e proteção de danos promovidos por espécies reativas de oxigênio. O estudo da proteção por moléculas constituintes de produtos naturais é também um objetivo do trabalho.



Fontes, mecanismos de ação e identificação de lesões em DNA promovidas por oxigênio singlete e aldeídos de interesse biológico.


Caracterizar os produtos e estudar os mecanismos de reação com as bases nitrogenadas, assim como em RNA e DNA simples e dupla fita.
Exemplo 1: A utilização de porfirinas supramoleculares como fotossensibilizadores, com a sua possível utilização em terapia fotodinâmica para o tratamento de certos tipos de tumores.
Exemplo 2: O estudo do efeito dos ácidos, 5-aminolevulínico e 4,5-dioxovalérico como pró-oxidantes danificando estruturas celulares, como o DNA, podendo iniciar um processo carcinogênico que levaria ao aparecimento do câncer primário de fígado em pacientes portadores de porfiria intermitente aguda (PAI) e tirosinemia hereditária. Mais especificamente a elucidação do aduto da reação do ácido 4,5-dioxovalérico com o DNA in vitro e in vivo.

Publicações