LABORATÓRIO DE BIOQUÍMICA DE PARASITAS

img






AULAS CV Lattes Home Membros Pesquisa


O Trypanosoma cruzi, agente da doença de Chagas, é parasita intracelular obrigatório. A adesão do parasita à célula hospedeira desencadeia um sistema de transmissão de sinais que culmina em sua internação. Uma vez no interior da célula hospedeira, o tripanossomo diferencia-se para outros estágios e replica-se. Para entrar em células do hospedeiro os parasitas atravessam barreiras: as células endoteliais dos vasos, a membrana basal, a matriz extracelular e membrana plasmática da célula alvo. Estudam-se

(1) proteínas da superfície do parasita responsáveis pela sua interação com receptores da célula hospedeira; (2) receptores das células envolvidos na interação com o parasita; (3) sinais desencadeados na célula hospedeira por interações do tipo ligantereceptor.

Após a invasão, o parasita passa por etapas de divisão e diferenciação. É possível arrestar a diferenciação da forma amastigota para a forma tripomastigota, acumulando no citoplasma uma forma semelhante às formas epimastigotas do inseto vetor. Estudam-se: (1) o transporte de açúcares e aminoácidos nessas formas; (2) a expressão diferencial de proteínas e o aparecimento de m-RNAs estágioespecíficos do parasita.