USP  
       
Thiago Rennó dos Mares Guia
Thiago Rennó dos Mares Guia (CellProtect)
Pesquisador Doutor / PhD Researcher
Diretor Executivo da CellProtect
Linha de Pesquisa:

Desenvolvimento de Biopolímeros Inovadores para o Microencapsulamento Celular Visando o Tratamento do Diabetes Mellitus do Tipo 1 

O Núcleo de Terapia Celular e Molecular da USP e a CellProtect Biotechnology (http://www.cellprotect.com.br) vem desenvolvendo biomateriais inovadores com propriedades otimizadas que permitem o microencapsulamento celular com alta eficiência e funcionalidade. O transplante de células microencapsuladas é uma tecnologia que pode ser aplicada ao tratamento de diversas doenças crônico-degenerativas humanas. O microencapsulamento elimina a necessidade de imunossupressão, mesmo em casos de alotransplante e xenotransplante celular. Os biomateriais desenvolvidos pelo NUCEL e pela CellProtect possuem em sua composição substâncias que aumentam a longevidade e função das células microencapsuladas, viabilizando a sua utilização em protocolos de terapia celular. Além disso, o microencapsulamento permite a utilização de células de diversas fontes (auto, alo, xeno, células-tronco, etc) com segurança, ao impedir o contato direto do enxerto com o organismo do receptor.

Os biomateriais desenvolvidos pela CellProtect e pelo NUCEL estão sendo utilizados para microencapsular ilhotas pancreáticas visando o tratamento do diabetes mellitus do tipo 1. Na fase pré-clínica de testes foram transplantadas ilhotas microencapsuladas em animais portadores de diabetes do tipo 1 (xenotransplante), e estes atingiram a normoglicemia e a mantem por mais de 300 dias após o transplante. A formulação de biomaterial mais eficaz foi patenteada em 2010 e atualmente o NUCEL e a CellProtect colaboram para aperfeiçoar outras formulações e desenvolver um dispositivo implantável que irá carrear as células microencapsuladas.