Objetivos gerais
- Formar recursos humanos - da Iniciação Científica ao
Pós-Doutoramento -, valorizando a criatividade, a cooperação e a
atuação interdisciplinar centrada na Química Analítica [informações
sobre admissão de estudantes];
- Pesquisar soluções analíticas mais efetivas, rápidas e econômicas e
aplicá-las em áreas diversas, tais como: meio ambiente, controle de
processos e de qualidade, laboratórios de rotina e de pesquisa; em
última instância, contribuir para o avanço da Química Analítica e o
melhoramento da qualidade de vida.
Linhas de pesquisa preferenciais
- Invenção, desenvolvimento, miniaturização e aplicação de
dispositivos (sensores, eletrodos, amostradores, extratores, células,
etc.) e sistemas analíticos, via de regra, em fluxo e baseados em
técnicas eletroquímicas (amperometria, voltametria, eletroforese
capilar) ou espectroeletroquímicas. Exemplos:
- invenção e aperfeiçoamento de processo de obtenção de células
microfluídicas tendo CD-Rs como substrato;
- determinação conjunta de múltiplos analitos (misturas de
tensoativos ou de ácidos diluídos) por combinação de quimiometria e
técnicas eletroanalíticas ou de FTIR-ATR;
- integração de dispositivos de amostragem, pré-concentração
e/ou destruição fotocatalítica da matéria orgânica com
eletroforese capilar e com micro-sistemas voltamétricos.
- Estudos ambientais enfocando o papel da fase líquida da atmosfera na
remoção de poluentes na metrópole de São Paulo, assim como alguns
aspectos de sua formação (efeito da combustão de etanol no teor de
aldeídos e ácidos carboxílicos, processos oxidativos envolvendo
peróxidos, especiação de enxofre e nitrogênio e seus efeitos na
acidificação da chuva).
Os títulos e
resumos da lista de Publicações exemplificam
a diversidade e originalidade das pesquisas.
Os
projetos,
nestas e noutras linhas, são desenvolvidos no Grupo
de Pesquisa em Química Analítica Instrumental, formado pelo
Prof. Titular Lúcio Angnes (primeiro doutorando do Prof. Gutz), o
Prof. Associado Claudimir L. do Lago e o próprio Prof. Gutz,
rodeados de estudantes de todos os níveis e de outros colaboradores,
num ambiente acolhedor e interdisciplinar, que estimula o
desenvolvimento pessoal e científico.